quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Maranhão: "onde tudo é superlativo e exuberante"



75% do maior Delta das Américas em mar aberto e o terceiro do mundo está no Maranhão

Esqueça o Mekong, o Ganges ou o Nilo. Aqui no Brasil temos o rio Parnaíba, que faz a divisa entre o Maranhão e o Piauí, que ao encontrar o mar, forma o terceiro maior delta em mar aberto do mundo e o primeiro das três Américas. Privilégio do Brasil e do Maranhão. Esqueça a típica paisagem do litoral nordestino. Aqui é tudo superlativo e exuberante. Florestas de manguezais, matas ciliares, água doce e água salgada, praias, ilhas, restingas, caatingas litorâneas, cerrados, povoados ribeirinhos e carnaubais se descortinam na sua frente. São mais de 70 ilhas e ilhotas, sendo 4 ilhas grandes (3 no Maranhão). A maior (75%), mais bela e mais preservada porção do Delta é maranhense.

Tutóia – Localização perfeita: entre os Pequenos Lençóis e o Delta


Melhor ponto de partida para conhecer o Delta. A cidade tem uma localização mais que privilegiada: ao lado dos Pequenos Lençóis e na frente do Delta das Américas. As dunas da cidade estão a 20 minutos caminhando do centro! Belas praias, dunas, lagoas, igarapés e inúmeros passeios de barco pelos furos, igarapés, baías e ilhas do Delta são os atrativos, sem esquecer a saborosa culinária a base de frutos do mar e a Dança do Caroço, exclusiva de Tutóia

Ilha das Canárias (Araioses) - A segunda maior Ilha do Delta é um colírio para os olhos


A Ilha das Canárias é a segunda maior ilha do Delta, menor apenas que a Ilha Grande de Santa Isabel, a única grande ilha do lado piauiense do Delta, que é mais povoada, descaracterizada e alterada em comparação às ilhas do lado maranhense. A Ilha das Canárias é um caleidoscópio de belas paisagens naturais que passa por lindas praias, coqueirais, vilarejos pitorescos, dunas, matas, manguezais, rios e igarapés. A Ilha possui a melhor estrutura de hospedagem e passeios em toda a região, ainda que timidamente: são pousadas rústicas mas cômodas, onde o visitante pode se sentir totalmente integrado à bela paisagem circundante e fazer passeios ecológicos por mar e terra.

Ilha do Caju (Araioses)– Paisagem diversificada abriga a maior biodiversidade do Delta


Indiscutivelmente, a ilha mais bonita do Delta. A ilha do Caju é a mais preservada e a terceira maior da região, além de ser a maior ilha particular do Brasil. Abriga uma pousada ecológica que organiza passeios em caminhadas, cavalgadas, caiaques e em veículos com tração para conhecer as diversas paisagens e ecossistemas preservados como dunas, lagoas, matas, manguezais, praias desertas, campos alagados e cajueiros que abrigam várias espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios.


Pontal das Melancieiras (Tutóia)

Belíssima praia formada por uma península de areia branquíssima entre um canal e o mar aberto

Araioses

Pequena cidade encravada bem no meio do Delta, de onde saem barcos típicos e lanchas para conhecer as ilhas, inclusive a Ilha do Caju e a Ilha das Canárias.

Ilha do Cajueiro (Tutóia)

Pequena Ilha situada frente a Tutóia que conta com uma bela praia e uma estrutura rústica de bar e restaurante.

Revoada de Pássaros e Guarás

Assim como nos Pólos da Floresta dos Guarás, Amazônia Maranhense e em Alcântara, o passeio feito no final da tarde para apreciar as revoadas de pássaros e especialmente dos guarás (Endocimus Ruber), é obrigatório no Delta.

Orla de Tutóia

A orla de Tutóia é feita de muitas dunas, coqueirais, povoados de pescadores e belíssimas praias semi-desertas, com o destaque para a Ponta das Gaivotas, Praia do Amor, Arpoador e as Dunas de Tutóia.

siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino (severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: