terça-feira, 5 de março de 2013

O grupo musical Bandolins de Oeiras perde a sua fundadroa: Lilásia Mendes de Freitas


Morreu, neste domingo (03/03/2013), aos 92 anos a professora de música e integrante do grupo Bandolins de Oeiras Raimunda Lilásia Mendes de Freitas. Dona Lilásia morreu em sua residência, no centro de Oeiras. 

Nascida no dia 04 de dezembro de 1920, foi mãe de 11 filhos, dentre eles o colaborador do Mural da Vila Ferrer Freitas,  29 netos e 12 bisnetos. Era casada com o saudoso João Burane. Foi funcionária pública estadual, professora de música e fundadora do primeiro grupo 
Bandolins de Oeiras. 

O corpo foi velado em sua residência na Rua André Holanda.

Bandolins de Oeiras


Com os Bandolins de Oeiras, Lilásia gravou um CD e fez apresentações por todo o Brasil e em outros países como Argentina e Uruguai.

Ao lado de Rosário Lemos, dona Petinha, Maria José Ferreira e dona Nieta, integrantes do grupo Bandolins de Oeiras, Lilásia Freitas se apresentou para o então presidente Lula e recebeu do Ministro da Cultura a Medalha de Ordem do Mérito Cultural.
                                                                                          

Um pouco da história de Dona Lilásia Mendes Freitas

Bandolins de Oeiras

Formado por Lilásia Freitas, Rosário Lemos, Maria José Ferreira, dona Nieta, dona Petinha e a regente Celina Martins, o grupo é uma das maiores atrações artísticas do Piauí  e acumula em sua carreira a gravação de um CD e apresentações em grande parte do Brasil e países como Argentina e Uruguai.

Em TemPo:

Dona Lilásia Mendes Freitas, era também genitora do gerente do Banco do Nordeste do Brasil, agência de São Raimundo Nonato-PI, Vicente Mendes Freitas e avó dos médicos Danilo Negreiros Freitas, Ednardo Negreiros Freitas, do defensor público federal Eduardo Marcelo Negreiros Freitas, do arquiteto Vicente Mendes Freitas Filho e Fábio Negreiros Freitas (estudante). 

Nenhum comentário: