terça-feira, 22 de abril de 2014

A poesia segundo Nauro Machado

O Parto

Meu corpo está completo, o homem - não o poeta.
Mas eu quero e é necessário 
que me sofra e me solidifique em poeta, 
que destrua desde já o supérfluo e o ilusório 
e me alucine na essência de mim e das coisas, 
para depois, feliz e sofrido, mas verdadeiro, 
trazer-me à tona do poema 
com um grito de alarma e de alarde: 
ser poeta é duro e dura 
e consome toda
uma existência.
Nauro Machado é um poeta maranhense. Poeta autodidata com vasto conhecimento em artes e filosofia. Comparado por alguns críticos a Fernando Pessoa, é original por ser poeta universal entre seus contemporâneos mais imediatos, como Ferreira Gullar, Lago Burnett, José Chagas e Bandeira Tribuzi. Se Gullar questiona a própria forma poética, Nauro Machado questiona a própria essência e destinação do ser humano, sem deixar de cultivar uma linguagem poética e uma técnica de versos exemplares. Sua obra apresenta traços de reflexão existencial angustiada e violenta que encontra poucas comparações na lírica de língua portuguesa.
Nauro Machado já recebeu diversos prêmios, dentre eles da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da União Brasileira de Escritores (UBE); teve varias de suas obras traduzidas para o alemão, francês e inglês.

 Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAZ       

Nenhum comentário: