sexta-feira, 18 de abril de 2014

O melhor hospital do interior é a ambulância

A saúde pública no estado do Piauí continua um caos, apesar da presença de médicos cubanos do programa Mais Médicos. Mas ocorre que no interior do estado esse tipo de serviço é precário quando existente, porque os hospitais regionais são mal aparelhados e o seu corpo clínico defasado. É que esses hospitais não dispõe de um número de leitos suficientes, equipamentos modernos e os médicos não fazem uma reciclagem periódica. Via de regra são todos clínicos gerais.

No interior deste estado, a ambulância continua sendo o melhor hospital, porque os poucos e desaparelhados hospitais fora da capital, até serviço de pequena complexidade, como um pequeno trauma provocado por uma queda de bicicleta, não é executado e o paciente é logo encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que vive saturado pelo excessivo número de pacientes que são atendidos nos corredores desse hospital de urgência e emergência, que só não é pior, graças à abnegação, a dedicação e a competência do seu diretor, o médico Gilberto Albuquerque.

No Piauí, a saúde pública não é prioridade dos nossos governantes que investem muito mais em publicidade do que na melhoria salarial dos médicos, enfermeiros, na aquisição de modernos equipamentos e no do número de leitos. Os salários pagos ao pessoal da área de saúde no Piauí são aviltantes e humilhantes, o que desestimula qualquer profissional dessa área a continuar trabalhando para o governo, seja ele estadual ou municipal.

Nunca em todos os tempos o serviço público de saúde foi tão ruim no estado do Piauí, como atualmente. É uma lástima!

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário: