sábado, 19 de abril de 2014

Putin: “Dívida da Ucrânia é uma questão econômica, e não política”

Presidente diz que não pode cobrar do contribuinte russo a carga de 45 milhões de ucranianos
Em entrevista concedida neste sábado, 19, a jornalistas russos na emissora de televisão Vesti, o Presidente Vladimir Putin afirmou que a cobrança pela Rússia da dívida da Ucrânia referente à venda de gás é uma questão meramente econômica, e não política. A observação de Putin foi interpretada como uma referência à eleição presidencial ucraniana marcada para 25 de maio.

Frisando que a Rússia jamais desejaria provocar uma ruptura na economia da Ucrânia, Putin disse que há contratos entre as duas partes, criando obrigações recíprocas. Segundo o presidente, em nenhum momento a Rússia ameaçou cortar o suprimento de gás da Ucrânia, apesar das sucessivas advertências de que a dívida está se acumulando.

Putin informou ainda que em 7 de abril a Rússia deveria ter recebido da Ucrânia 525 milhões de dólares pelo fornecimento de gás, independentemente do débito acumulado superior a 2,2 bilhões de dólares. Porém, naquela data, nada foi pago.
Por todas estas razões, disse Putin, a Rússia está praticando o preço de 485 dólares por cada mil metros cúbicos de gás fornecidos à Ucrânia, com retroatividade ao início de abril, e pensando na possibilidade de exigir pagamento antecipado pela venda do combustível.
“Não podemos colocar nos ombros do orçamento da Rússia e do contribuinte russo o fardo de manutenção de 45 milhões de ucranianos”, apontou Putin.  
Também questionado sobre a normalização das relações da Rússia com o Ocidente, Putin respondeu que isto não depende só da Rússia: “Temos parceiros no Ocidente e eles precisam, igualmente, refletir sobre este tema. Não se trata apenas e tão-somente da vontade russa. A disponibilidade para o diálogo deve ser mútua”, respondeu o chefe de Estado russo. Fonte: Diário da Rússia

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAZ

Nenhum comentário: