domingo, 27 de julho de 2014

A farra dos contracheques não sai da mídia

“Para se ter uma ideia, quando assumimos o Estado reduzimos o número de contracheques em mais de 400. Hoje estamos trabalhando abaixo de 100 mil contracheques”. (palavras do secretário de administração do estado do Piauí sobre a Farra dos contracheques)

Se a situação financeira do estado do Piauí fosse realmente confortável, como tenta convencer  o secretário João Sousa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), não teria sugerido a demissão de servidores contratados e o estado não estaria tentando se adequar aquilo que recomenda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Nós estamos tomando algumas medidas. As horas-extras permanecerão de acordo com o teto do mês de julho e não haverá novas contratações, salvo os concursados que podem ser nomeados dentro do limite prudencial”, acrescentou o secretário João Sousa.

Para colocar mais lenha na fogueira e esquentar ainda mais o debate político, leia o que diz o ex-diretor do IAPEP, o médico Flávio Nogueira sobre a situação do estado do Piauí e quem fala o faz com conhecimento de causa: “O Piauí nunca esteve em ótimas condições. “É certo que ele [Wellington] ajudou no equilíbrio das contas do Estado, mas nunca ‘estivemos uma maravilha’, diferentemente do que foi dito, Zé Filho e Wilson não quebraram o Piauí, eles mantiveram o que foi feito anteriormente”.

Só uma auditoria independente poderia revelar para os piauienses a verdadeira situação de um estado onde, nos últimos dias, só se fala em atraso de pagamento de servidores e fornecedores; uma situação que se julgava já ser coisa de um passado que ninguém deseja ver se repetir.    

Analisando as manifestações do secretário João Sousa e do ex-diretor do IAPEP sobre esse falatório, confesso que fico com a sugestão do TCE. Repito o que já havia escrito antes aqui neste mesmo espaço: Onde há fumaça, há fogo! Uma coisa é certa, quase todos os governadores, na tentativa de se elegerem senadores, perdem a noção do perigo e abusam de fazer gentileza com o chapéu alheio.

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAz 

Nenhum comentário: