sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dilma Rousseff versus Aécio Neves

Neste meu texto pretendo analisar os prós e os contras das candidaturas que ocupam o primeiro e o segundo lugar nas pesquisas de intenções de votos: as candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Começo esta minha analise pelos pontos favoráveis à candidata petista Dilma Rousseff na sua luta pela conquista de um segundo mandato. A favor de Dilma Rousseff pesam na balança a ampliação dos programas sociais (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos), a valorização da mulher na sua administração, o resgate da cidadania do negro (que vem sendo feita, pela facilidade do acesso desse grupo ao ensino de nível superior e na mídia), a política de facilitação de acesso ao crédito, a constante queda no nível do desemprego e a consolidação da democracia (sobretudo pela liberdade de expressão) e enorme tempo que Dilma Rousseff dispõe no horário eleitoral gratuito.

Destaco como pontos fortes ou favoráveis à candidatura do tucano Aécio Neves, as suas duas administrações à frente do governo do estado de Minas Gerais, consideradas bem sucedidas por economistas e analistas políticos, o bom desempenho do governador Geraldo Alckmin nas pesquisas no maior colégio eleitoral do país e o fato de ser um candidato de oposição.

Agora vamos aos pontos negativos de ambos os candidatos: começo pelo tucano Aécio Neves. Seu calcanhar de Aquiles é o fato dele passar não ter se legitimado como verdadeiro candidato de oposição, devido a sua tímida presença no cenário político nacional, sobretudo no Senado. Só no período de campanha é que Aécio Neves passou a se posicionar com um candidato de oposição, por motivos óbvios, ou seja, quando governador para não se indispor com o presidente à época Luís Inácio Lula da Silva. O que hoje atrapalha o seu discurso de candidato de oposição. Outro ponto que atrapalhará muito o desempenho de Aécio Neves é a sua identificação como candidato das elites e a dificuldade dos tucanos em dialogar com os pobres e marginalizados.

Contra a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) pesa a corrupção desenfreada no seu governo e a prisão dos mensaleiros, que a justiça conseguiu condenar e colocar na prisão. Uma corrupção que na realidade foi uma herança maldita, que vem de muito longe, com cultura do malfeito. Isso ela até pode justificar, porque cultura é uma coisa que não se muda de uma hora para outra.

Em TemPo:


Às recentes denuncias de corrupção feita pela grande imprensa, contra Aécio Neves, relativas aos seus governos no estado de Minas Gerais, equilibram essas duas campanhas no quesito corrupção, isso sem levarmos em consideração o Mensalão mineiro operado pelos tucanos, o que já provocou a renuncia do deputado Eduardo Azeredo e do senador Clésio Andrade. 

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAz

Nenhum comentário: