segunda-feira, 28 de julho de 2014

Algumas considerações para não retrocedermos

Quem me acompanha através dos meus blogs e das mídias sociais (Twitter e Facebook) já deve ter percebido a mudança radical que se operou na minha maneira de ver e escrever sobre a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à presidência de república.

Quem observou essa minha súbita mudança deve estar se perguntando: o que deu nesse blogueiro para, de uma hora para outra, ter mudado de lado? O termo é esse mesmo: mudar de lado. Sem fazer-me de rogado ou difícil eu respondo a essa pergunta: Mudei após refletir bastante sobre o momento político que o Brasil está vivendo e também sobre os dois governos de Fernando Henrique Cardoso. Estes que me lembro bem não foram melhores em nenhum aspecto do que os governos petistas. Por exemplo, foram os tucanos, que tanto lamentam o PT há tantos anos no poder, que instituiram a reeleição no país para obter êxito na segunda candidatura de FHC. A reeleição, que para muita gente, contribui para a onda de corrupção que tomou conta do país.   

Outro ponto que merece ser destacado em termos de comparação são as prioridades de cada um deles. Para os governos do PSDB, a prioridade foram às elites. Já para o PT a prioridade são os pobres, os moradores da periferia, dos morros e das palafitas. Não há como negar, mesmo com todos os problemas que sempre apontei nos governs petistas, que foram governos muito mais voltados para os mais pobres buscando lhes dar condição de ascenção.

Os governos FHC salvaram os bancos através do PROER (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional). Já Lula e Dilma tiraram milhões de brasileiros da indigência e salvaram da morte iminente, por desnutrição. Questão primária que qualquer governo minimamente sério deve tentar resolver imediatamente. É preciso reconhecer que houve esse esforço no governo petista.


Eleger um tucano para governar o Brasil é dar um passo atrás quando devemos avançar mais no sentido da incorporação daqueles que ainda levam uma vida indigna para um mundo da cidadania plena. O PT está longe de estar salvo de críticas e muitas das que eu fiz aqui nos últimos meses reitero mas preciso reconhecer também os passos dados adiante.

Sabemos que o Brasil possui uma dívida histórica com a população negra e atualmente os passos rumo a uma maior justiça com essas pessoas é maior. Hoje em dia, facilmente cruzamos com negros nos corredores das universidades públicas e privadas, que estão ali não como serviçais mas como estudantes universitários. É algo notório até mesmo na publicidade – nicho de mercado antes destinado somente para brancos – em que hoje nos deparamos com uma diversidade racial muito maior presente. Ainda há muito o que avançar nesse sentido mas percebo claramente a evolução no sentido de promover justiça social desde os governos federais petistas. Para os que estão na duvida, é por um motivo como esse que mudei de lado.       

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAz 

Nenhum comentário: