segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A poesia segundo Jaime Manoel Rodrigues Rosa

Mulher ingrata

A fidalguia o que preza
O teu orgulho o que importa
Se o ouro me fecha a porta
A glória me estende a mão
Eu quero antes ser filho
Das musas da natureza
Que ter por mãe a riqueza
Que ter por pai o brasão.

Sim, eu não troco, de certo,
Por teu tesouro fulgente
Uma só nota dolente
Da lira do coração
Hei de tornar-te brilhante
Em tua face corada
Eu tenho a minha inundada
Nas chamas da inspiração.

Bem sei mulher, bem conheço
Que fui um louco em fitar-te
Mais louco ainda em amar-te
Sem consultar a razão.
Aquelas doces promessas
Que m teu olhos eu lia,
Não eram mais que ironia
Não eram mais que ilusão.

Se passas indiferente
Por sobre os fundos pesares,
Tens n´alma os gelos polares
Em vez da luz do equador.
A bela Venus De Mille
Pinta te braço de artista,
A natureza egoísta
Negro fluido 0 amor!

Não julgues que teu futuro
Seja constante de rosas
As nuvens tempestuosas
Também toldam os céus azuis.  
No esclarecer do destino,
Da sorte na luta rude,
Só brilha quem tem  virtude,
Só vence quem fita a luz.

Não rias, que isto é loucura,
Não zombes de um desgraçado
Que por não ter um passado
Pode um porvir aspirar;
Não rias, que a existência,
Às vezes, num drama infindo,
Quem abre a cona sorrindo
Encerra o ato a chorar.  

Bem sei que tu me desprezas,
Bem sei que tu me escarneces,
Que zomba das minhas preces
Com ostensivo desdém.
Mas não suponhas nem creias
Que este rigor me consome,
Pois mesmo pobre sem nome
Sei desprezar-te também.

Jaime Manoel Rodrigues Rosa nasceu no ano de 1888 e faleceu em 1912, aos 24 anos de idade. Jaime Manoel foi considerado um dos mais célebres poetas do sei tempo. Este verso que segue foi recolhido pelo poeta, escritor, ensaísta e cordelista João  Bosco Silva, o organizador do livro Romanceiro dos Versejadores e Repentistas de Jenipapeiro. Em tempo: João Bosco Silva é o autor do hino do município de Francisco Santos (PI) e funcionário aposentado do BNB.

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Portalaz

Nenhum comentário: