domingo, 23 de novembro de 2014

Um excelente nome para o turismo


A arqueóloga Niède Guidon (foto) é o nome mais qualificado para assumir a secretaria de Turismo do estado do Piauí, por ser um nome - com bom transito junto à imprensa nacional e com prestigio e reconhecimento, a nível nacional e internacional.

Dos últimos secretários de turismo que o estado do Piauí teve, nenhum conseguiu transformar este estado num destino turístico, em que pese o enorme potencial do Piauí nesta área.

Os nossos técnicos desse importante setor ao invés de promover as nossas riquezas turísticas externamente, a única coisa que fizeram foi promover o litoral piauiense internamente, o que revela a nossa incapacidade em vender o nosso extraordinário potencial turístico. Com destaque para o Parque Nacional da Serra da Capivara que se hoje é conhecido mundialmente, isso se deve à enorme capacidade dessa mulher que colocou o Piauí no Mapa do Brasil e no Mapa Mundi.

Dificilmente a doutora Niède Guidon aceitará o convite do governador eleito Wellington Dias, mas não custa nada o futuro governador tentar convencê-la, porque se trata do melhor nome que o estado do Piauí dispõe.

Quem é Niède Guidon?


Niède Guidon é uma  arqueóloga brasileira descendente de franceses e nascida no município de Jau, no estado de São Paulo.
Formada em História Natural pela USP, trabalhou no Museu Paulita, quando tomou conhecimento do sítio arqueológico de São Raimundo Nonato no Piauí, no ano de 1963.
Especializou-se em arqueologia pré-histórica, pela Sorbonne, e especialização pela Universidade de Paris I.
Desde 1973 integra a Missão Arqueológica Franco-Brasileira, concentrando no Piauí seus trabalhos, que culminaram na criação, ali, do Parque Nacional da serra da Capivara. Atualmente é Diretora Presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).
Em dezembro de 2010, recebeu a medalha comemorativa pelo aniversário dos 60 anos da UNESCO concedida em Joanesburgo, África do Sul (Esta comenda só é entregue às pessoas que tem relevantes trabalhos prestados na área da pesquisa, divulgação e preservação dos patrimônios culturais da humanidade)

Em dezembro de 2010, recebeu pela Fundham, para o Parque Nacional da Capivara, a medalha de ouro pelo primeiro lugar na premiação para a Cultura do Herity Italia (Organizzazione per la Gestione di Qualità del Patrimonio Culturale - Commissione Nazionale Italiana).
      
Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Portalaz

Nenhum comentário: