quarta-feira, 27 de abril de 2016

TÂNIA MARIA - Come With Me



Tânia Maria (nasceu em São Luís do Maranhão em1948) é uma cantora pianista e compositora brasileira de jazz.

Nascida em uma família de músicos amadores, em São Luís, Maranhão, Tânia Maria começou a estudar piano com a idade de 7 anos, e, com apenas 13 anos, já tinha ganhado primeiro prêmio em um concurso de música local como líder de um grupo que seu pai tinha começado. Três anos depois, casou-se e começou a estudar Direito, mas ela abandonou os estudos para gravar seu álbum Olha quem chega, e lançado pela Warner, que mostra seu estilo característico, uma combinação dos ritmos brasileiros com as harmonias do jazz, que a pianista desenvolvera posteriormente. Mas o seu primeiro álbum foi lançado (no Brasil) em 1969 pela Continental, intitulado Apresentamos

Em meados da década de 1970, Tânia Maria deixou o Brasil para estabelecer-se em Paris, França, onde, depois de registrar vários álbuns de sucessos, assinou um contrato com a gravadora Concord Records e, em 1980 lançou Piquant, um álbum que ganhou o prêmio "Golden Leonard Feather Award". Desde então já gravou mais de 25 álbuns e turnês praticamente todos os principais festivais de jazz do mundo.

Em 1985, a cantora recebeu uma indicação ao Grammy na categoria "Melhor performance vocal feminina". Tânia Maria morava em Nova Iorque , Estados Unidos e atualmente vive em Paris, na França, com sua família.

Considerada um dos grandes talentos da cena contemporânea, o estilo musical e a voz da Tânia Maria são inconfundíveis: seu piano mostra uma percussão caráter e agitada com o qual ela delineia suas melodias características com uma técnica incrível; da mesma forma, Tânia usa sua voz para executar complicada improvisações de scat técnica que é um dos expoentes, em uníssono com o piano.

A música de Tânia Maria reflete suas variadas influências, que vão desde melodias pop, às harmonias complexas de jazz, ritmos do funk, soul e samba. Suas principais influências são: Oscar Peterson, Bill Evans, Luiz Eça, Sara Vaughan e Tom Jobim e Milton Nascimento.

Nenhum comentário: