sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O caos nosso no transito de cada dia



A educação no trânsito deve começar nas escolas, para que as pessoas se conscientizem de como devem se conduzir no trânsito. Tanto os pedestres, como os condutores de veículos automotores devem educar-se para o transito. Uma educação que poupará vidas e recursos dos governos destinados ao tratamento das vítimas de acidentes, aposentadorias por invalidez e afastamento temporário do serviço.    

Educar para o trânsito significa preservar a vida, evitar acidentes e exercer a cidadania. Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito, adquiridos através da educação para o transito.

A educação no trânsito deveria começar no ambiente doméstico, mas como na maioria dos lares brasileiros as pessoas não têm nenhuma formação especifica nesse sentido, espera-se que a escola cumpra o papel de transmissora desse importante conhecimento.

O transito do município de São Raimundo Nonato, localizado no estado do Piauí é um dos mais caóticos de todo o país, porque as pessoas carecem de educação no transito, tanto os pedestres, como os condutores de veículos. Diante dessa constatação, antes do departamento de transito entrar em funcionamento, esse mesmo departamento deveria desenvolver um forte trabalho de conscientização da população em geral, através de palestras nas escolas, clubes de serviços e campanha nos meios de comunicação.

Neste município piauiense a maioria dos motoqueiros não usam capacetes, os condutores de veículos estacionam carros e motos na contramão, em filas duplas e até filas triplas, sem se preocupar com o fluir do trânsito e o congestionamento desse mesmo trânsito.

É urgente a entrada em funcionamento do departamento de trânsito nesta cidade.

O transito no município de São Raimundo Nonato, tem as características do transito indiano, que se caracteriza pela confusão ou bagunça organizada. Organizada lá na Índia, onde embora o transito seja caótico, o número de acidentes e relativamente pequeno.  

Nenhum comentário: